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Vocês devem estar lendo o título do meu post e pensando: a Elaine endoidou de vez!!! O que ser grato tem a ver com emagrecimento?! Pois tem e eu vou mostrar aqui…

A palavra gratidão virou “moda” e anda muito usada nas hashtags das redes sociais, o que eu acho ótimo, embora muita gente nem saiba o que pode significar todo esse movimento. Estudos recentes mostram que ser grato altera toda a nossa química cerebral e fisiologia corporal, gerando mudanças em vários aspectos, inclusive no físico. A gratidão leva as pessoas a agir de forma virtuosa ou mais altruísta e constrói o apoio social, o qual sabemos que está ligado ao bem-estar físico e psicológico.

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que ser grato pelas pequenas coisas da vida pode causar grandes mudanças – inclusive cerebrais. Depois de poucos meses exercitando sua gratidão por meio da escrita, seu cérebro passa a se sentir ainda mais condicionado a ser grato. E isso traz benefícios.

Para a experiência, foram chamados 43 voluntários que passavam por terapia para tratar depressão e problemas relacionados a ansiedade. Todos foram recrutados para uma terapia em grupo semanal, porém apenas vinte e dois deles foram chamados para a “sessão de gratidão”, por assim dizer: nos três primeiros encontros, os participantes passaram vinte minutos escrevendo cartas em que revelavam gratidão pelo destinatário (e poderiam escolher se enviariam ou não a carta). O outro grupo não participou desse exercício.

Três meses depois desses encontros, todos passaram por um escaneamento cerebral, que ocorria simultaneamente a outro exercício: eram exibidas fotos de pessoas que, em tese, teriam feito grandes doações de dinheiro à pesquisa. Os participantes precisavam agradecer a eles pelo investimento, enquanto seus cérebros eram examinados. Todo mundo sabia que era apenas um exercício, mas foi dito a cada um deles que as doações realmente seriam feitas em algum momento.

O teste foi claro: quem escreveu as cartas, três meses antes, demonstrou mais atividade cerebral nas áreas relacionadas ao sentimento de gratidão. Vale ressaltar que essas áreas responderam de forma ímpar: ações como se colocar no lugar do outro ou demonstrar empatia não reverberam da mesma forma no cérebro. É um sentimento único. E o mais empolgante é que o efeito de “exercitar a gratidão” é realmente duradouro: seja duas semanas ou três meses depois da experiência, é como se a massa cinzenta se “lembrasse” do comportamento carinhoso e passasse a agir mais dessa forma.A pesquisa compara esse treinamento a como exercitar um músculo: quanto mais você pratica a gratidão, mais propenso estará a senti-la espontaneamente no futuro.Isso ajuda a diminuir a depressão e passar mais tempo com aquele calorzinho bom de se sentir feliz com a ajuda de alguém.

Essas investigações sobre os efeitos de se sentir grato ainda são bastante primordiais – e os próprios pesquisadores admitem isso. Há muito a aprender em termos de efeitos desse sentimento no cérebro e se realmente podemos relaciona-los a efeitos de longo prazo na forma como pensamos e agimos no cotidiano. Mas enquanto isso, talvez seja mesmo bom espalhar #gratidão por aí – e não apenas em uma hashtag. Para perceber os benefícios da  gratidão é necessário exercitá-la.

Estudos demonstram que a gratidão tem o poder de recuperar e manter a saúde física, mental e espiritual, além de diminuir os sentimentos negativos. Por isso é importante reclamar o menos possível durante o dia, controlar os pensamentos e sentimentos ruins. A gratidão traz fluidez, nos libertando da vitimização. É necessário tornar a gratidão um hábito diário. Quando adquirimos um novo hábito precisamos torna-lo natural.

Gratidão para melhorar a sua saúde física e mental

As pessoas que praticam a gratidão sofrem menos com dores. Além disso, elas também aprimoram o sistema imunológico, já que a prática de emoções positivas leva o corpo a entender melhor situações de interação com o meio.  Essas pessoas ainda tendem a cuidar mais e melhor de seu corpo, praticando mais exercícios, cuidando da alimentação e visitando o médico para check-ups regulares.

No campo da saúde mental, inúmeros estudos mostram que a prática da gratidão reduz emoções tóxicas, como a inveja, ressentimento e frustração – emoções conhecidas por nós, no Coaching, como grandes bloqueadores de realizações. Estudos mostram que a gratidão efetivamente diminui a depressão e amplia a felicidade.

Ao optar por serem gratas, as pessoas podem fazer mudanças positivas em suas vidas. Ser grato não é uma atitude simples. É muito importante. E não é sobre o passado. Ela esta lá para nos direcionar no futuro.

#agradecadedentroparafora

Quero te convidar a, juntos, tornarmos a gratidão um hábito em nossas vidas. Estou lançando o #desafiodoemagreca lá no meu perfil do Instagram. Quem vem?