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No post de hoje resolvi falar de apego justamente por perceber uma forte relação entre esse sentimento e o processo de emagrecimento. Quando falo de apego, não estou falando apenas do apego às coisas materiais ou à pessoas. Estou me referindo também ao apego a hábitos, emoções, sentimentos e situações. Você consegue perceber?

Vamos primeiro identificar o que significa a palavra apego:

  1. ligação afetuosa; afeição, estima.
    “tem grande a. aos pais”
  2. dedicação constante e excessiva a (algo).
    “a. aos estudos, a. ao dinheiro”

Agora, vejamos o mesmo significado para a psicologia:

Subvariedade de vínculo emocional em que a sensação de segurança de uma pessoa está inseparavelmente ligada à relação. Quando você está apegada a alguém, você sente ou espera sentir uma sensação especial de segurança e conforto, na presença do outro, podendo usar o outro como uma “base segura”. Comportamentos de apego são, basicamente, elucidados quando o indivíduo necessita de cuidado, apoio ou conforto.

Alinhados os conceitos de “apego”, vamos refletir sobre alguns comportamentos:

  • Você já se percebeu apegada(o) a alguma roupa que não te servia mais, e mesmo assim não se desfez dela?
  • Já comeu o resto de comida do prato, mesmo sem fome, com dó de jogar fora?
  • Já permaneceu em uma relação, só por medo de desfazê-la, mesmo ela já não te fazendo tão bem?
  • Manteve uma amizade que não te trazia mais benefícios, só para não se sentir sozinha(o)
  • Em um almoço em família, você não consegue dizer “não” a sua mãe que preparou aquela comida com tanto carinho?

Se a maioria dessas situações já aconteceu com você, podemos presumir que você tem dificuldades de emagrecer porque está “apegado” ao quilinhos extras. De alguma forma, estar acima do peso, te traz ganhos – mesmo que negativos – ou situações familiares que trazem à sua mente uma sensação de lugar conhecido. É a famosa “zona de conforto” – que muitas vezes, de confortável não tem nada!

Podemos presumir também que você esteja inconscientemente apegado ao “sofrimento”. A forma que você foi educado, a cultura na qual você está inserido, os hábitos que você adquiriu durante a vida te faz agir assim. Calma! Você não é masoquista!!! Todos esses comportamentos são inconscientes e você os faz sem perceber. E não, você não tem culpa deles! Nem sua mãe, seu pai ou sua avó… Simplesmente foi assim!

Agora, tendo consciência do que pode te impedir de chegar no peso desejado – ou mudar seu estilo de vida (prefiro assim!), cabe a você mudar seus hábitos, adquirir novos comportamentos e finalmente DESAPEGAR! Tem dificuldade? Um processo de autoconhecimento como a psicoterapia ou o coaching podem te ajudar!

 

apego