0 Flares 0 Flares ×

Estamos em uma época em que emagrecer parece ter virado moda: vê-se muitos assuntos nas revistas, blogueiras fitness virando referências, profissionais sendo procurados e cada vez mais dietas milagrosas entrando no mercado. Parece que emagrecer virou um assunto central: seja ele para ser levado a sério ou para se tornar as lamentações semanais referentes às “jacas” do final de semana nos grupos de whatsapp. Muita gente vive o emagrecimento como se fosse o centro dos seus dias: dá uma importância superestimada ao assunto e a tudo que se refere a ele.

Ansedade-imperde-de-emagrecerPor outro lado, existem os “haters” do emagrecimento: são aquelas pessoas que não podem ouvir falar de dietas. Pessoas que criticam, satirizam ou simplesmente subestimam quem escolhe viver um estilo de vida saudável. Não, não estou aqui me referindo aquela pessoa que está acima do peso e está se sentindo feliz com isso. Essas pessoas geralmente respeitam a posição do outro, seja por emagrecer ou por se manter acima do peso.

Estou falando de pessoas que chegam a ser agressivas com quem decide mudar sua vida: seguir um plano alimentar, evitar alimentos mais prejudiciais a sua saúde ou mesmo iniciar a prática de atividades físicas. Existem pessoas que chegam a se afastar daquelas que buscam mudar as suas vidas! São pessoas que criticam sem pensar, que geralmente ostentam comidas mais calóricas de uma forma exacerbada e que chegam a fazer piadas de mau gosto sobre corpos magros.

A negação é um dos mecanismos de defesa do cérebro. Nossa mente geralmente utiliza da negação para nos afastar de possíveis “ameaças” de qualquer espécie, mas principalmente com o intuito de nos fazer permanecermos na nossa zona de conforto. A negação pode ser expressa através de alguns comportamentos. Negar algo pode significar que você tem dificuldade de lidar com esse algo. E por isso sua mente arranja uma forma – geralmente isso se dá de forma inconsciente – de desqualificar aquelas pessoas que conseguem o você não consegue.

Saiba se você está negando o seu processo de emagrecimento:

– Você bloqueia todas as suas amigas fitness das redes sociais

– Acha uma chatice os assuntos acerca de vida saudável

– Critica aquelas pessoas do seu círculo de amizade que optou por se dedicar a uma atividade física

– Afasta-se de quem obteve sucesso em seu processo de emagrecimento

– Satiriza e rebaixa pessoas que se preocupam em fazer escolhas alimentares saudáveis

– Vive tentando boicotar aquele seu amigo que decidiu emagrecer

– Faz constantes piadas sobre sua dificuldade em emagrecer

– Enaltece a sua opção por se manter acima do peso, fazendo disso um lema de vida

– Acredita que pessoas que se dedicam ao seu processo de emagrecimento são fúteis e desocupadas

– Faz questão de rebaixar publicamente pessoas com estilo de vida saudável ou corpos magros

Cuidado! Se você está tendo comportamentos como esses, pode estar enganando a si mesmo e evitando de alcançar algo que pode ser um desejo seu também! Agora, se você está acima do peso, saudável e com a auto estima lá em cima, certamente sabe respeitar quem resolve enfrentar as dificuldades que você não enfrenta. Isso já demonstra que, independente do peso, você é uma pessoa leve e é isso que vale! O importante, acima de tudo, é ser coerente e feliz!!!