0 Flares 0 Flares ×

Quem vem acompanhando o blog sabe: sou psicóloga e há aproximadamente 4 anos conheci a PNL – Programação Neurolinguística e descobri nessa relação o mundo de possibilidades que a PNL oferece. Posteriormente, há mais ou menos 2 anos, adquiri a formação de Coaching Sistêmico, estando então apta a atuar então em Life Coaching (de Vida) e Executive Coaching (profissional). Juntando tudo isso (Psicologia + PNL + Coaching), pensei: está mais do que na hora de usar todos essas conhecimentos a meu favor!

conhecimento-elaineO processo de Coaching me ajudou, no início do meu emagrecimento, a identificar os valores que estariam por trás da minha meta de emagrecer. Valores que me fariam não desistir quando essa possibilidade viesse a aparecer. Quando falamos de valores, em Coaching, estamos falando daquilo que é importante para nós. Que nos faz focar em um determinado objetivo sem abandoná-lo, que nos faz permanecer em uma relação – seja ela de amizade, de amor ou profissional -, aquilo que nos faz tomar uma decisão e não nos arrependermos. Percebi que dessa vez, meu processo de emagrecimento tinha um propósito: ser mais saudável e ser exemplo para meus futuros filhos. Portanto, os valores saúde e família que me mantiveram no foco durante todo o processo e até mesmo ainda me mantém, após o término dele.

Pude também, através do Coaching, entender quais eram os significados que eu dava a alimentação e deixei de comer por qualquer outro motivo que não fosse me nutrir. Também, pude compreender a importância da prática de atividades físicas para a conquista e manutenção do meu peso.

O Coaching me ajudou também a traçar objetivos claros: entender onde eu estava e onde queria chegar, como seria minha nova vida após o emagrecimento, quais recursos (internos e externos) eu precisaria para atingir meu objetivo. Pude então desenvolver recursos internos como disciplina, comprometimento e determinação. O que eu não havia feito nas tentativas anteriores mal sucedidas de emagrecer.

objetivo-de-emagrecimentoE por fim, foi o processo de Coaching que me auxiliou na conquista desse objetivo que mudou não só meu corpo, mas minha autoestima, meus relacionamentos e, inevitavelmente, minha vida profissional. O Coaching me ajudou na mudança dos meus comportamentos inadequados, na extinção de comportamentos prejudiciais e na aquisição de novos comportamentos para atingir o peso desejado e, principalmente, mantê-lo após o término do processo. Atitudes como compulsão, alimentação emocional e comer pelo ócio nunca mais voltaram a se repetir. Por outro lado, atividades físicas, escolhas saudáveis e controle da alimentação passaram a se tornar hábito para o meu dia-a-dia.

E você? Que tipo metodologia, técnica ou ciência você já utilizou para emagrecer? Quais resultados você obteve?